Empresa apresenta 'celular' com Windows capaz de rodar apps de Android

Aparelho utiliza o Windows 10 on ARM, sistema que até então era usado apenas em notebooks e não tem suporte a ligações telefônicas

Renato Santino 18/02/2020 15h10
emperion nebulus
A A A

A Microsoftabandonou o Windows 10 Mobile, sua iniciativa de sistema operacional para smartphones, mas a ideia de um dispositivo de bolso com Windows nunca morreu. Uma empresa britânica chamada Emperion revelou um “smartphone” com Windows 10, mas capaz de rodar aplicativos de Android.


Existe um motivo pelo qual a palavra “smartphone” está entre aspas no parágrafo acima. O aparelho, chamado Nebulus, não é um telefone; trata-se de um PC de bolso, rodando o Windows 10 on ARM, a versão do sistema operacional pensada para funcionar em processadores que usam a arquitetura ARM, utilizada atualmente em notebooks. O sistema operacional não foi projetado com capacidades telefônicas, o que significa que o aparelho é incapaz de fazer ligações pelas redes telefônicas tradicionais.

Isso não significa que é impossível falar ao telefone com o Nebulus. Ele possui suporte a um chip de celular, que dá a ele capacidade de conexão 4G. Assim, seria possível utilizar um aplicativo de VoIP para realizar ligações pela internet, como, por exemplo, o Skype.

 

A Emperion não revelou muito sobre o aparelho até o momento. Sabe-se que ele usa um chipset Snapdragon 845 com overclock, é capaz de entrar em “modo desktop” quando ligado a um monitor, similar ao modo Continuum do finado Windows 10 Mobile ou do Dex, dos celulares da Samsung.

A parte de ser compatível com aplicativos Android também não está muito clara. Segundo a empresa, isso é feito sem a necessidade de executar um emulador e sem precisar alternar entre sistemas operacionais, o que é estranho, já que não há qualquer indício de que o Windows 10 on ARM seja capaz de executar apps de Android.

Por enquanto, a Emperion nota que o aparelho está longe de chegar ao mercado. O dispositivo existe, mas está em fase de protótipo, e a empresa só deve revelar imagens concretas do aparelho quando ele estiver mais próximo de seu lançamento. Por enquanto, apenas Estados Unidos e Reino Unido estão na lista dos países que irão receber o Nebulus. Também não há previsão de preço.

Celulares Windows Android Smartphones ARM snapdragon Windows 10 smartphone Celular
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você