Empresa cria turbina multiuso que funciona com vários combustíveis

Monarch 5 pode ser alimentada com combustível de aviação, diesel, gás natural ou até mesmo hidrogênio. Pequena, ela pode equipar uma aeronave não tripulada ou, sem modificações, gerar energia elétrica

Rafael Rigues 01/04/2020 15h28
Monarch 5
A A A

Uma empresa norte-americana chamada UAV Turbines apresentou recentemente um motor turboeixo compacto e versátil, que pode ser alimentado por uma grande variedade de combustíveis.


Batizado de Monarch 5, o motor pode funcionar com combustíveis pesados como combustível de aviação (Jet A), com gás natural, diesel (tradicional ou biodiesel) ou até mesmo com hidrogênio.

Pequeno o suficiente para uso na propulsão de um veículo aéreo não-tripulado (UAV, ou drone), o motor também pode ser usado como gerador para a produção de energia elétrica. Sem nenhuma modificação ele pode produzir 5 kW. Com uma “pequena” modificação e a adição de uma segunda unidade de geração, é possível dobrar a capacidade de produção para 10 kW.

"Uma característica importante de nossos motores de turbina a gás é que eles operam com combustível pesado de manuseio seguro, como o Jet A, e uma grande variedade de outros combustíveis", diz Fred Frigerio, vice-presidente sênior de engenharia da UAV Turbines.

"Com pequenas alterações, o motor Monarch 5 pode se adaptar a várias fontes de combustível diferentes como gás natural e hidrogênio. Ambos são combustíveis de queima limpa, com pouca ou nenhuma produção de gases de efeito estufa. Fontes de energia sustentáveis e limpas estão se tornando mais importantes para aplicações em vários ambientes atendidos pela nova linha de produtos de micro turbogeradores da UAV Turbines", disse ele.

Fonte: ZDNet

Drone Motor a combustão motor gerador
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você