Empresa de Chicago imprime mini coração em 3D

Empresa de biotecnologia imprime mini coração humano

Fabrício Filho, editado por Rafael Rigues 09/09/2019 08h36
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A BIOLIFE4D, empresa sediada em Chicago, considera a realização um passo importante para a criação de um coração artificial viável para transplante

A BIOLIFE4D anunciou mês passado que conseguiu imprimir em 3D um mini coração humano. O órgão impresso tem a mesma estrutura que um coração de tamanho normal. A empresa considerou o resultado um marco importante para continuar na busca de um coração artificial viável para transplante.


Foram necessárias células musculares cardíacas de pacientes para a impressão do coração, e o bioink (substância feita de células vivas para impressão 3D) foi feito de compostos da matriz extracelular que replica as propriedades do coração dos mamíferos.

O primeiro tecido cardíaco imprimido pela BIOLIFE4D ocorreu em junho do ano passado. No início deste ano, a empresa desenvolveu componentes cardíacos individuais, entre eles válvulas, ventrículos e vasos sanguíneos. O processo envolveu a reprogramação dos glóbulos brancos de um paciente em células-tronco pluripotentes induzidas (células iPS), que podem se diferenciar em diferentes tipos de células, incluindo as cardíacas.

Mesmo com a recém conquista, a empresa disse que ainda pretende imprimir um coração humano em tamanho real. Corações feitos com impressão 3D teoricamente podem reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade de órgãos doadores. 

Via: Engadget 

 

Saúde Medicina 3D Ciência impressão 3D mini coração
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você