Carro elétrico

Empresa trabalha em bateria com alcance de 2 mil km

Victor Pinheiro, editado por Matheus Luque 21/04/2020 14h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Companhia australiana Brighsun New Energy diz que testes industriais devem começar em breve

Uma nova tecnologia de baterias de lítio vai permitir que veículos elétricos percorram até 2 mil quilômetros com uma única carga de energia. É o que diz a empresa australiana Brighsun New Energy. A companhia desenvolve há oito anos pesquisas com uma solução de lítio-enxofre (Li-S) que, segundo a própria organização, será um divisor de águas na indústria.


Isso porque as baterias dependem de matérias primas mais baratas e apresentam de cinco a oito vezes mais densidade de energia em comparação a outros modelos já empregados no setor, como baterias de fosfato de lítio e ferro e baterias de óxido de cobalto de lítio.

Em nota, a companhia afirma que testes de agências independentes detectaram que as baterias Li-S conservam até 91% de sua capacidade inicial após 1.700 ciclos de carga e descarga em 30 minutos (2C). Além disso, a empresa afirma que sua tecnologia ainda previne a geração de polissulfetos no cátodo de enxofre e, dessa forma, suprime a formação de dendrites. Essas estruturas se solidificam nos metais da bateria conforme o uso e podem comprometer a vida útil do ciclo e capacidade de carregamento rápido.

A Brighsun diz ainda que já desenvolveu processos para produção de eletrólitos, separadores e ânodos de folhas de lítio das novas baterias. Em breve, a companhia deve iniciar a confecção experimental de células de alta energia com uma densidade estimada de 1.000 Wh/kg (hora watts / quilograma) - em termos de comparação, o pacote de bateria do Tesla Model 3 apresenta 250 Wh/kg.

A expectativa da empresa é concluir o desenvolvimento do processo de produção das baterias até o fim de 2020. A tecnologia, no entanto, não deve ser restrita somente ao setor de carros elétricos. A companhia espera que as baterias Li-S de alta densidade ainda possam atender a necessidades da indústria marinha e da aviação, além de fornecer insumos para smartphones, drones e outros setores de produtos eletrônicos.

Fonte: Newsmaker

Tesla carros elétricos bateria de lítio
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você