Engenheiro cria Arduino do tamanho de uma pilha

O engenheiro de sistemas sueco Johan Kanflo conseguiu criar uma versão ainda menor da plataforma Arduino. Seu projeto se chama "AAduino", e não é à toa: o controlador criado por Kanflo é pouco maior que uma pilha AA.

Além de reduzir o controlador a um tamanho consideravelmente menor, Kanflo ainda inverteu os pólos do AAduino para fazer com que ele funcione no espaço de uma pilha. O sueco ainda conseguiu utilizar uma caixa de três pilhas para criar um pequeno recipiente onde é possível guardar tanto o AAduino quanto as pilhas necessárias para fazê-lo funcionar. O projeto se torna, assim, um mini-computador portátil.

Reprodução

O engenheiro precisou fazer alguns sacrifícios para construir o Arduino menor. Mais especificamente, ele fez o dispositivo rodar a 8 MHz, para permitir que ele funcione com uma voltagem menor. A redução na voltagem, por sua vez, deve aumentar a vida útil da CPU. ele também precisou utilizar uma lixa para fazer a placa lógica caber no espaço destinado a uma pilha.

Kanflo ainda disponibilizou no GitHub a documentação referente a todas as modificações e à programação que ele utilizou para fazer o aparelho funcionar. Ele pode ser usado para mover e programar dispositivos que apresentem limitações consideráveis de espaço - e ainda utiliza pilhas descartáveis.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ