Chapéu Seletor IBM Wtason

Engenheiro cria chapéu seletor do Harry Potter baseado no IBM Watson

Jeferson Goncalves
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um engenheiro da IBM construiu um chapéu seletor igual ao da série Harry Potter baseado na tecnologia do IBM Watson. O projeto promete ser muito mais inovador do que qualquer um dos famosos testes de internet que fazem o trabalho do acessório mágico e avaliam o perfil das pessoas para indicarem em qual das "casas" de Hogwarts elas pertencem.

O engenheiro Ryan Anderson desenvolveu o projeto pensando em agradar suas duas filhas, enquanto também se divertia com o universo da franquia criada pela escritora JK Rowling. Para funcionar, o chapéu utiliza a inteligência de linguagem do IBM Watson para avaliar o que é dito e classificar os perfis.

Anderson codificou o chapéu para registrar as palavras que escuta e as encaixar em características das casas de Hogwarts. Foram desenvolvidas, assim, "verdades básicas" para cada uma das quatro casas e pelo sistema de aprendizagem profunda, o Watson consegue descobrir mais atributos sobre as casas e expandir seu conhecimento cada vez que em que é utilizado.

Até agora, o chapéu foi testado somente nas filhas do engenheiro e em pessoas famosas a partir de seus perfis no Wikipedia. Stephen Hawking e Hillary Clinton, por exemplo, iriam para Corvinal com 90% de certeza, já Donald Trump seria um membro da para Grifinória, assim como o próprio protagonista da franquia, com 48% devido a sua ousadia.

Anderson forneceu ainda um tutorial para quem quiser também desenvolver um projeto semelhante usando a plataforma Bluemix da IBM.

Via TNW

Robótica IBM Tecnologia Inteligência Artificial
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você