Entenda como a inteligência artificial pode ajudar a acabar com a pobreza

A inteligência artificial pode ajudar a erradicar a pobreza do planeta. Pesquisadores de Stanford desenvolveram um método capaz de "ler" imagens de satélite e identificar as regiões onde há pessoas mais pobres, solicitando o envio de ajuda.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a novidade poderia ajudar governos e entidades filantrópicas que tentam combater a pobreza, mas não possuem informações confiáveis e precisas sobre onde vivem as pessoas e do que elas precisam.

O mapa, feito com base em imagens de satélite, se atualiza sozinho. Para isso, o sistema usa um algoritmo que reconhece sinais de pobreza usando a aprendizagem de máquina, decifrando o que há na imagem e prevendo onde há necessidade de ajuda.

Como treinamento, o computador recbeeu dados de pesquisas com moradores de Uganda, Tanzânia, Nigéria, Malawai e Ruanda. "O computador aprende a encontrar um monte de coisas que achamos que tem relação com pobreza, como estradas, áreas urbanas, fazendas e cursos d'água", explica Marshall Burke, do Departamento de Ciências e Sistemas da Terra, de Stanford. "Esperamos que nossos dados sejam diretamente úteis aos governos de todo o mundo... para que possam direcionar seus programas mais efetivamente", declarou.

Via Reuters

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ