5G

Especialistas dos EUA alertam sobre domínio da China no 5G

Henrique Freitas, editado por Roseli Andrion 25/09/2019 21h37
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Para as autoridades, poderio chinês ameaça os setores público e privado, com possíveis roubos de informação e propriedade intelectual

Especialistas em segurança dos EUA já admitem que a China venceu a corrida pela infraestrutura do 5G. O gigante asiático está na dianteira para implantar e desenvolver a nova geração de rede móvel, que será base para a próxima revolução tecnológica. Enquanto isso, os americanos se preocupam com a falta de uma resposta rápida.


"O desafio no desenvolvimento do 5G, pelo menos no estágio inicial, é o domínio da Huawei", afirma Tom Ridge, ex-secretário de Segurança Interna dos EUA e governador da Pensilvânia, em teleconferência organizada pela Global Cyber Policy Watch. "Incorporar essa tecnologia a uma parte crítica de infraestrutura como as telecomunicações é um enorme risco à segurança nacional."

O Departamento de Defesa dos EUA está investindo cerca de US$ 500 milhões no desenvolvimento de softwares de criptografia de ponta a ponta. As autoridades alertam, entretanto, que isso é pouco dinheiro e que ele chega em momento muito tardio — a menos que sejam tomadas atitudes mais contundentes.

Ridge e outros especialistas em segurança alertam para os problemas colocados pelo domínio chinês nas telecomunicações. Para eles, as preocupações de segurança abrangem os setores público e privado, e vão de roubo de propriedade intelectual a roubo de segredos de estado. Isso pode reduzir o compartilhamento de informações de inteligência dos EUA com seus aliados, além de facilitar possíveis mecanismos de espionagem do governo chinês.

Fonte: TechCrunch

Telecomunicações China 5G internet móvel estados unidos eua x china
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você