Desenvolvedores

Estudo diz qual habilidade é essencial para formar bons programadores

Renato Mota 03/03/2020 16h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Spoiler: não é ser bom em Matemática

Ciências da Computação e Engenharia da Computação são cursos da área de Exatas, então espera-se que o conhecimento em matemática seja um diferencial para um bom programador, não? Bem, não exatamente... Um estudo conduzido na Universidade de Washington observou que a aptidão mais importante para codificadores é a capacidade de aprender idiomas.


"Muitas barreiras aos cursos de programação estão baseadas no estereótipo de que as habilidades de um bom programador estão centradas em matemática, mas não é isso que surgerem nossos dados", diz Chantel Prat, professora de psicologia que liderou o estudo publicado na Nature.

A pesquisa acompanhou pouco mais de 30 adultos enquanto eles aprendiam Python. Uma bateria de testes que avaliavam tudo: desde atenção à resolução de problemas, memória, habilidades numéricas, além de atividade cerebral em estado de repouso.

Os participantes que aprenderam Python com mais rapidez e precisão tinham fortes habilidades de linguagem, além de boas habilidades de memória e raciocínio. Matemática? Nem fez diferença.

Os pesquisadores acreditam que essa descoberta pode ajudar a mudar os programas de ensino, que tendem a excluir estudantes de Humanas com habilidades de linguagem de cursos voltados para programação (especialmente se os estudantes forem mulheres). "Principalmente se pensarmos que aprender a usar linguagens de programação modernas se assemelha a aprender uma linguagem natural, como francês ou chinês", afirma a professora.

Via: Fast Company

Educação programador desenvolvimento de sistemas linguagem de programação
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você