Smartphone da TCL

Exclusivo: Semp TCL substituirá a marca Alcatel no Brasil. Veja o que a empresa trará ao mercado

Camila Rinaldi 06/03/2019 13h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Agora serão duas linhas distintas de dispositivos: uma da TCL e outra da Semp

Em agosto de 2016, a empresa brasileira Semp anunciou o fim da parceria com a Toshiba e o início do negócio com a fabricante chinesa de televisores TCL. Desde então, a nova joint-venture era detentora do direito de uso da marca Alcatel no país. Contudo, depois do lançamento dos smartphones sob a marca TCL no ano passado, agora, a empresa decide substituir a marca Alcatel no Brasil criando duas linhas distintas de dispositivos.


Em entrevista ao Olhar Digital, durante o MWC 2019, o gerente de produto da Semp TCL, Reinaldo Paleari, informou que a empresa está finalizando a venda das últimas unidades de aparelhos da Alcatel e que não irá refazer o estoque ou anunciar novos produtos com este selo: “Nós não colocamos mais lançamentos da Alcatel no mercado. Nós lançaremos, agora, dentro de um escopo de marca ou Semp ou TCL. Com isso, o Brasil e a Argentina são os únicos países que têm a marca TCL sendo explorada no mercado de smartphones.”

Com esse movimento, Paleari afirmou que a empresa passa a contar então com a tradição da marca Semp no mercado brasileiro e enxuga assim o número de marcas a serem exploradas, visto que já carrega no nome duas delas: Semp e TCL.

O que esperar dos aparelhos TCL

No ano passado, a Semp TCL anunciou no varejo nacional os TCL L9, TCL C5, TCL C9 e TCL T7.  Em 2019, os smartphones que chegarão ao mercado com o selo TCL estarão entre as categorias intermediário e intermediário Plus.

Ao todo, serão comercializados dois novos modelos TCL e o smartphone top da série contará com entalhe de gota (notch) na tela, duas câmeras traseiras e sai de fábrica rodando com o Android 9 Pie. Este dispositivo específico deve chegar ao mercado entre julho e agosto, custando entre R$ 1.200 e R$ 1.300. Olhando para as especificações técnicas, os novo aparelhos sob a marca TCL irão concorrer diretamente com a série Moto G7, da Motorola, no mercado nacional.

Reprodução

TCL T7, anunciado no Brasil em 2018, com duas câmeras frontais

O que esperar dos aparelhos Semp

Já a marca Semp será responsável pelos dispositivos de baixo custo, os chamados smartphones de entrada. Em 2019, podemos esperar pelo lançamento de quatro modelos Semp nesta categoria: dois smart feature phones, sendo um com suporte para rede 2G e outro para rede 3G; um flip phone 2G; e, por fim, um senior phone 2G, um celular simples dedicado para idosos, que possui uma tela um pouco maior e teclado físico. O lançamento destes modelos está previsto para este mês.

Os smartphones de entrada da marca Semp rodam com Android Go e a empresa está em conversas com a Google e a KaiOS para trazer aparelhos com o botão do Google Assistente para esta linha de baixo custo no próximo semestre de 2019.

Tanto as vendas dos aparelhos da marca TCL quanto da marca Semp se darão em parceria com empresas especializadas no varejo online e lojas físicas, tais como Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia), B2W (Submarino, Americanas.com e Shoptime), Magazine Luiza, Amazon, entre outras. A produção dos dispositivos será local, realizada na fábrica da empresa, em Manaus.

O que acontece com a marca Alcatel no Brasil

Se você comprou ou está pensando em comprar um dispositivo da marca Alcatel, não se preocupe, pois os aparelhos continuarão tendo suporte no país, de acordo com Reinaldo: “A Alcatel continua com suporte total de assistência técnica da SEMP TCL. Todo o time do pós-venda da marca foi incorporado pela Semp TCL e a assistência será integral durante todo período de garantia do produto.”

Reprodução

Smartphones com tela flexível da TCL também chegarão ao Brasil

Durante o MWC 2019, havia ainda um espaço de destaque para as telas flexíveis no estande reservado para a TCL na feira. Como ela é a terceira maior fabricante de televisores no mundo, ficando atrás apenas da Samsung e da LG, a entrada forte da marca no Brasil acaba gerando certa expectativa em relação aos aparelhos que ainda chegarão ao varejo nacional com o selo da fabricante chinesa. Porém, ainda não existe nenhuma previsão sobre um possível anúncio de smartphones dobráveis da TCL no Brasil este ano.

Reprodução

Mas, de acordo com Reinaldo, assim que os celulares com tela flexível da TCL chegarem ao mercado internacional, o Brasil estará entre os países que contarão com estes modelos no portfólio: “A nossa intenção com essa joint-venture é dar velocidade no Brasil para aquilo que é lançado pela indústria mobile global. Assim, quando os dispositivos [de tela dobrável] forem lançados globalmente, nós esperamos que o Brasil seja um dos pioneiros a colocar a tecnologia no mercado.”

Como podemos ver, o país perde a marca Alcatel, mas ganha duas novas linhas de smartphone. É claro que outra empresa pode adquirir o direito de uso da marca Alcatel no país em algum momento, ou mesmo a própria Alcatel possa vir a vender seus produtos de forma oficial no Brasil. Contudo, neste momento, não será mais através da Semp TCL.

E aí, o que você achou dos planos da Semp TCL para 2019? Você gostaria de ver um smartphone dobrável da marca nas lojas nacionais?


Smartphones TCL
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você