Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Facebook decidiu acabar com a farra das criptomoedas em sua plataforma. A empresa percebeu um alto volume de anúncios enganosos prometendo ganhos irreais e que acabavam atingindo pessoas mais ingênuas e fazendo-as perder dinheiro. Desta forma, a empresa decidiu barrar todos os anúncios envolvendo as moedas digitais.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
A alteração vale para absolutamente tudo envolvendo criptomoedas, incluindo as mais notáveis e respeitadas como Bitcoin e Ethereum. A medida também visa impedir publicidade de ICOs, um tipo de método de financiamento em que empresas captam moedas virtuais e oferecem em troca um tipo de token que pode vir a se valorizar no futuro; o problema é que existe uma abundância de ICOs picaretas que recebem o dinheiro de investidores e somem com a verba.
O Facebook nota que a decisão não é permanente, no entanto. A rede social explica que isso pode mudar daqui a algum tempo, quando sua plataforma ficar mais inteligente e capaz de reconhecer quando um anúncio é enganoso e prejudicial ao usuário. Por enquanto, porém, estão todos banidos.
“Queremos que as pessoas descubram novos serviços e produtos por meio dos anúncios do Facebook sem medo de golpes ou trapaças. Isso dito, existem muitas empresas que estão anunciando opções binárias, ICOs e criptomoedas que atualmente não operam com boa-fé. Essa política é ampla intencionalmente enquanto trabalhamos para reconhecer e identificar melhor as práticas de publicidade enganosas”, explica Rob Leathern, diretor do Facebook, que aponta que a alteração também vale para o Instagram.
Neste momento, o mercado de criptomoedas opera majoritariamente em baixa severa, com quedas próximas aos 10%, embora seja difícil precisar se a decisão do Facebook seja um dos fatores causadores do susto. É um mercado profundamente volátil que pode reagir dramaticamente a qualquer ação que limite o alcance das moedas virtuais, então não seria surpresa se o Facebook tivesse contribuído para isso.