Facebook faz parceria com a Microsoft em mapa de código aberto

As estradas criadas por inteligência artificial de um irão se unir aos prédios criados por inteligência artificial do outro, na luta contra o monopólio do Google Maps

Renato Mota 18/03/2020 19h03
Microsoft Building
A A A

Em parceria com a Microsoft, o Facebook está expandindo seu serviço Map With AI, que incluirá maior cobertura de estradas e ferramentas adicionais e suporte à criação de ferramentas de inteligência artificial.


A plataforma é um projeto para tornar o OpenStreetMap (OSM), um mapa de código aberto e gratuito, mais fácil de usar. O OSM é atualizado manualmente por voluntários, mas o Facebook adicionou ferramentas como de inteligência artificial que sugere estradas para serem adicionadas aos mapas.

Por outro lado, a Microsoft também vinha desenvolvendo seus próprios mapas, mas gerando edifícios a partir da análise de imagens de satélite. A parceria irá integrar o conjunto de dados do Microsoft AI Buildings ao RapiD, o editor de mapas do OSM, permitindo assim que as informações geradas em um possam ser utilizadas no outro.

Esse esforço todo é para tentar tirar o trono do Google Maps, que atualmente domina o segmento. “Quando foi lançado em junho de 2019, o Map With AI incluía estradas disponíveis para mapeamento em nove países. Nos meses desde então, a equipe recebeu mais de uma centena de solicitações de organizações e indivíduos para adicionar cobertura a outros países”, afirma a nota do Facebook.

A resposta para isso também veio agora, com o lançamento global da RapiD, que já era usado em 137 países. O lançamento de um novo plug-in para oferecer suporte ao Java OSM Editor pode trazer mais colaboradores para o projeto.

O próximo passo, de acordo com o Facebook, é integrar dados fornecidos por governos ao banco do mapa aberto. “Muitas agências governamentais têm dados de mapas acessíveis gratuitamente, mas o processo de criação de uma importação é muito oneroso para muitos usuários, pois os dados devem ser convertidos para os padrões de marcação OSM e a separação de dados duplicados pode ser difícil e propensa a erros”, explica o comunicado.

Via: ZDNet/Facebook

Microsoft Facebook Google Maps Inteligência Artificial Mapa
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você