Facebook injeta mais um clone do Snapchat dentro de seu principal aplicativo

Quem acompanha o mercado de tecnologia sabe que a grande missão do Facebook neste momento é matar o Snapchat, tornando o seu maior diferencial irrelevante. Agora a empresa está testando o Facebook Stories, mais um clone do Snapchat, embutido diretamente em seu aplicativo principal.

A ferramenta funciona de forma igual ao Instagram Stories (que também é um clone do Snapchat). Basta abrir o aplicativo e vários rostos de contatos na rede social vão aparecer na parte superior da tela. Quando um amigo publicar alguma atualização nova, sua foto será circulada. As publicações desaparecem após 24 horas, e o usuário tem a opção de usar vários filtros e efeitos em suas imagens.

Os posts do Facebook Stories funcionam à parte do feed de notícias. Assim, suas publicações não vão aparecer nos feeds dos amigos se eles não tocarem na bolinha com a sua foto, e também não aparecerão na sua linha do tempo. Assim, também não há um sistema de comentários como existe na rede social.

É curioso notar como o Facebook está copiando um serviço próprio que já é uma cópia de outra plataforma. Nos últimos tempos, foi possível notar uma boa parte do público do Snapchat migrando para o Instagram Stories, então já há uma ferramenta do Facebook fazendo sucesso com isso. A impressão é clara de que a empresa não vê problemas em ter dois serviços se canibalizando se isso significar a perda de relevância do Snapchat. Vale lembrar que tanto o WhatsApp quanto o Messenger também têm recursos similares em testes.

De qualquer forma, a maioria de nós não vai poder conferir o Facebook Stories por um tempo. O recurso está apenas em fase de testes e, por enquanto, só na Irlanda, de onde um dos repórteres do Olhar Digital já tinha falado sobre a novidade. A empresa promete liberar o recurso para outros países nos próximos meses.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ