Facebook fake news notícias falsas

Facebook lança guia para reconhecer notícias falsas

Juliana Américo, editado por Leonardo Pereira 06/04/2017 16h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Desde o ano passado, o Facebook vem trabalhando em uma ferramenta capaz de identificar notícias falsas compartilhadas na rede social. O recuso já estava sendo testado em países da Europa, como Alemanha e França, e agora a empresa lançou um guia de como reconhecer essas informações não confiáveis.


A partir da próxima sexta-feira, 7, os usuários do Brasil e outros 13 países, incluindo Argentina, Colômbia e México, verão no topo do feed de notícias uma área informativa para ajudar as pessoas a identificar conteúdos falsos.

Reprodução

Ao clicar na ferramenta, será possível encontrar mais informações e recursos na Central de Ajuda do Facebook, com dicas sobre como identificar notícias falsas, por exemplo, checando a URL do site, investigando a fonte da informação ou procurando por outras notícias sobre um mesmo assunto.

Esse ainda não é o recurso oficial do Facebook que identifica as notícias falsas e que avisa o usuário de que a informação não é confiável, mas pode ser um sinal de que a empresa está se preparando para disponibilizar a ferramenta de verificação na América Latina.

Veja as 10 dicas que o Facebook lista para ajudar na hora de identificar notícias falsas:

  1. Manchetes
    Notícias falsas muitas vezes possuem manchetes atraentes e com pontos de exclamação.
  2. URL
    Verifique se a URL da notícia é realmente do site a que ela diz pertencer. Os sites falsos que imitam páginas verdadeiras fazem algumas alterações na URL que podem ser identificadas.
  3. Fonte
    Certifique-se de que a matéria foi escrita por uma fonte confiável ou com uma boa reputação. 
  4. Imagens
    As notícias falsas contêm imagens ou vídeos que foram manipulados; às vezes, a foto pode ser autêntica, mas estar fora do contexto. 
  5. Formatação
    Sites falsos costumam apresentar erros ortográficos e layouts desajeitados.
  6. Datas
    O histórico das notícias falsas pode conter cronogramas que não fazem sentido ou datas de eventos que foram alteradas.
  7. Provas
    Verifique as fontes do autor do texto para confirmar se elas são precisas. A falta de evidências ou o uso de especialistas não identificados pode indicar que a história é falsa. 
  8.  Procure em outros lugares
    Procure a notícia em outros sites, pois, se nenhuma outra fonte está relatando a história, pode ser que ela seja falsa.
  9.  Humor
    Às vezes, é difícil distinguir uma notícia falsa de uma sátira, por isso, é importante conferir se o site é voltado para o humor. 
  10. Pensamento crítico
    Analise criticamente tudo o que você lê e compartilhe somente aquilo que confiar ser verdadeiro.  

[Facebook]

Facebook rede social
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você