Redes Sociais Facebook

Facebook vai ajudar cegos a reconhecerem fotos na rede social

Jeferson Goncalves, editado por Caroline Rocha 14/10/2015 11h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cerca de 1,5 bilhão de pessoas no mundo se conectam através do Facebook, mas deficientes visuais podem encontrar dificuldades para acessarem a plataforma. Pensando nisso, a rede social está procurando meios de atuar com essas pessoas através da sua equipe de acessibilidade.

Hoje, as pessoas cegas ou visualmente debilitadas podem escutar os feeds do Facebook a partir de leitores de tela, mas ainda não conseguem acompanhar as imagens da rede social. Matt King, primeiro engenheiro cego do Facebook, disse ao TechCrunch que é normal as pessoas comentarem as fotos ou dizerem algo sobre a publicação, sem explicaren exatamente o que ela é. O engenheiro ressaltou que essa dúvida prejudica os usuários cegos, pois não é possível saber sobre o que uma imagem trata.

Reprodução

A proposta do Facebook para resolver esse problema é o desenvolvimento de uma ferramenta de reconhecimento de objetos que utiliza inteligência artificial e vai ajudar os usuários cegos a pelo menos terem uma noção do que se trata uma determinada foto. A empresa já está trabalhando no projeto e espera-se que até o final do ano um modelo já esteja disponível para web ou iOS.

Internet Facebook Tecnologia Acessibilidade Inteligência Artificial
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você