Facebook tem configuração de privacidade que não faz absolutamente nada

O Facebook recentemente teve sua reputação jogada na lama quando foi descoberto que um questionário simples na rede social, acessado por menos de 200 mil pessoas conseguiu acumular dados de 50 milhões de usuários, que foram indevidamente repassados para a consultoria Cambridge Analytica. Desde a descoberta desse repasse, em 2014, a rede social diz ter fechado essa porta para desenvolvedores de apps, de modo que teoricamente você não pode mais ceder dados de seus amigos.

Isso torna ainda mais estranho o fato de que, nas configurações de privacidade do Facebook, ainda existe uma opção para controlar o que seus amigos podem ou não compartilhar sobre você sem autorização prévia.

Sim, essa brecha foi fechada em 2014, mas agora em 2018 você pode acessar a página de configurações de privacidade do Facebook e definir se os aplicativos que seu amigo usa podem coletar seu nome, foto, páginas que você curte, entre tantas outras opções. Ou seja: existe hoje nas configurações do Facebook um ajuste que não faz absolutamente nada pela sua privacidade.

Se você quiser fazer o teste, vá até as “Configurações” e acesse a aba “Aplicativos” (você pode clicar neste link para ir direto para a página). Clique no botão “Editar” no quadro “Aplicativos que outras pessoas usam” e você vai ver uma série de ajustes que, se o Facebook estiver falando a verdade sobre ter desativado o compartilhamento de dados de amigos, simplesmente não fazem o menor sentido.

Reprodução

A revista Wired fez a descoberta, mencionando que o fato de que esta área das configurações do Facebook está abandonada há quatro anos, visto que um recurso inútil ainda está presente, “diz bastante sobre a falta de seriedade na atitude da empresa em relação à transparência de dados”.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ