Facebook vai avisar quando alguém postar uma foto sua sem você estar marcado

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 19, um novo recurso de privacidade que usa inteligência artificial para preservar suas imagens na rede social. A empresa agora vai poder te avisar quando alguém postar uma foto sua, mesmo que você não tenha sido marcado nela.

Atualmente, o sistema de inteligência artificial e reconhecimento de imagem do Facebook é usado apenas para sugerir marcações: a rede social pode identificar, numa foto que você postou, o rosto de um amigo que você talvez queira marcar.

Agora, o Facebook vai usar essa tecnologia para detectar automaticamente quando o seu rosto aparecer na foto postada por outra pessoa, mesmo que ela não tenha te marcado na imagem. Assim, você poderá escolher entre marcar seu nome na imagem, deixá-la sem marcação ou enviar uma mensagem para a pessoa que postou.

O alerta serve apenas para fotos das quais você seja uma potencial audiência. Ou seja, se a foto for postada em privado e você não pode vê-la, então você não será avisado. Em breve, a mesma tecnologia será usada para descobrir se alguém usou uma imagem do seu rosto como foto de perfil.

O sistema não é perfeito, o que significa que, por vezes, é possível que um usuário seja alertado sobre uma foto em que ele não aparece. Nesses momentos, será possível avisar ao Facebook de que o seu rosto não aparece naquela imagem.

Será possível, dentro das configurações da rede social, impedir que o reconhecimento facial do Facebook funcione com seu rosto. Em breve, a mesma tecnologia será usada também para ajudar pessoas com deficiência visual, descrevendo em áudio as pessoas que aparecem em fotos destacadas no feed de notícias do usuário.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ