Filtros de 'cirurgia plástica' serão removidos do Instagram

Filtros que aumentam lábios, ressaltam bochechas, afinam queixo ou simulam outros procedimentos cosméticos estão banidos. Decisão foi tomada pensando na saúde mental dos usuários

Rafael Rigues 23/10/2019 12h45
FixMe, filtro de cirurgia plástica do Instagram
A A A

A Spark AR, estúdio responsável pelos filtros de realidade aumentada usados no Instagram e Facebook, anunciou que está removendo todos os filtros associados a “cirurgia plástica”, como os que aumentam lábios, ressaltam bochechas, afinam queixo ou simulam um “lifting” da pele, entre muitos outros.


De acordo com o estúdio, a decisão faz parte de uma política de bem-estar digital, evitando que os usuários busquem uma versão idealizada de seus corpos e, consequentemente, se submetam a procedimentos estéticos desnecessários.

Reprodução

FixMe, um dos filtros do Instagram relacionados a cirurgias plásticas. Crédito: Daniel Mooney/Instagram

Em um post no Facebook, o grupo detalhou as medidas tomadas

  • Remover da Galeria de Efeitos do Instagram todos os efeitos que sejam relacionados a cirurgias plásticas
  • Adiar a aprovação de novos efeitos associados a cirurgia plástica até decisão futura
  • Continuar a remover efeitos que violam as políticas do grupo à medida em que são identificados.

Um estudo publicado em junho deste ano apontou que o uso de apps como o YouTube, Tinder e Snapchat estava associado a um aumento na aceitação de cirurgias plásticas. Até mesmo o uso do WhatsApp e Photoshop poderiam levar a uma mudança na forma como os usuários percebem seus próprios corpos, segundo os pesquisadores.

Fonte: SparkAR Community

Facebook Realidade Aumentada instagram beleza Filtros
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você