Fonte Calibri, da Microsoft, obriga primeiro-ministro a renunciar

Nawaz Sharif, o primeiro-ministro do Paquistão, renunciou hoje ao seu cargo após uma decisão da suprema corte do país julgá-lo inapto de se manter no poder, segundo a BBC. A mesma decisão também solicitou a abertura de investigações de corrupção contra ele e sua família. E tudo por causa da fonte Calibri, da Microsoft, que é a fonte padrão do Word.

Como já reportado pelo Olhar Digital, a fonte se tornou recentemente o pivô de um escândalo político no país. A filha e provável sucessora do primeiro ministro, Maryam Sharif, enviou em 2006 documentos que comprovavam sua posse de propriedades no exterior. Acontece que os documentos estavam escritos na fonte Calibri, que só se tornou a fonte padrão do pacote Office a partir de 2007.

A fonte que fala

Isso sugere que Maryam forjou os documentos que comprovariam sua posse das propriedades. Embora a fonte já existisse antes de 2007, ela não era fácil de se encontrar: era necessário baixá-la do site oficial da Microsoft. Em entrevista, o próprio criador da fonte Calibri, Lucas De Groot, se mostrou cético quanto à possibilidade de que Maryam Sharif tivesse conscientemente optado por utilizá-la.

De fato, o parecer da consultoria que levantou essa incongruência foi citado pela suprema corte do Paquistão na decisão que solicitou a abertura de investigações de corrupção sobre a família Sharif. As investigações levarão em conta todos os documentos levantados até esse momento - incluindo aqueles que usam a fonte Calibri e que, supostamente, foram feitos antes de 2007.

Por enquanto, como o Engadget aponta, o Paquistão ficará sem primeiro-ministro e, possivelmente, sem ministro das finanças, já que a decisão judicial que exonerou Sharif também afetou o atual ocupante desse cargo. O partido de Sharif, que tem maioria no parlamento, escolherá seu sucessor, mas quem quer que assuma não terá um trabalho fácil pela frente: até hoje, nenhum primeiro-ministro paquistanês ficou até o fim do mandato.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ