União Europeia

França e Alemanha criarão provedor de serviços na nuvem 100% europeu

Renato Mota 04/06/2020 15h06
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Gaia-X começa a operar em 2021 e será administrado por 22 empresas dos dois países, em conformidade com as rigorosas leis da União Europeia sobre privacidade de dados

Para tentar reduzir a dependência que os países europeus têm de empresas como o Google, Amazon e Microsoft, França e Alemanha investirão na criação de um ecossistema próprio de computação em nuvem. O Gaia-X estabelecerá padrões comuns para armazenamento e processamento de dados em servidores localizados no continente e em conformidade com as rigorosas leis da União Europeia sobre privacidade de dados.


"Não somos a China, não somos os Estados Unidos, somos países europeus com nossos próprios valores e com nosso próprio interesse econômico que queremos defender", disse o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, em uma entrevista coletiva realizada por videoconferência.

Os dois países se vêm se aproximando desde que intensificam sua cooperação econômica para compensar o impacto da pandemia do novo coronavírus. O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, descreveu o Gaia-X como um "moonshot" (termo usado para designar grandes projetos ambiciosos) que ajudaria a reafirmar a soberania tecnológica da Europa.

Inicialmente, 22 empresas francesas e alemãs estabelecerão uma fundação sem fins lucrativos para administrar o Gaia-X, mas Altmaier estendeu o convite para outros países do bloco. "Construir uma alternativa baseada na Europa só é possível se jogarmos coletivamente", disse Michel Paulin, CEO da OVHcloud, uma provedora francesa de serviços em nuvem.

 Os primeiros serviços do Gaia-X devem ser oferecidos em 2021.

Via: Reuters

Microsoft Google Amazon Cloud computing Nuvem união europeia computação em nuvem Amazon Web Services França alemanha google cloud
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você