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FTC soluciona seu primeiro caso contra sistema de avaliações falsas em plataforma da Amazon

Bruna Lima, editado por Rui Maciel 27/02/2019 09h36
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A empresa de capsulas de emagrecimento Cure Encapsulation foi acusada de usar as avaliações como estratégia de marketing para se posicionar bem no mercado

As avaliações sobre um produto no site da Amazon são uma forma de medir o nível de satisfação dos usuários em relação ao que está sendo consumido. Por outro lado, a empresa já enfrenta problemas em no seu sistema de avaliações há alguns anos. Na última terça feira (26/02) a Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC), uma espécie de Procon "anabolizado" do país, anunciou a primeira condenação contra uma estratégia de marketing que realizava avaliações falsas para posicionar bem seu produto e impulsionar suas vendas.


Desde de 2015, o combate a golpes que tentam contornar o sistema de classificação para se manter com 4.5 ou 5 estrelas (melhor posição) estão sendo realizadas na Amazon. Desta vez a, acusada foi a empresa de suplementos de emagrecimento Cure Encapsulations, que pagou o AmazonVerifiedReviews para postar coisas ao seu favor. Com isso, o FTC a denunciou por fazer alegações falsas sobre o seu produto, que promete queima total de gordura e peso, mas sem mostrar evidências clínicas sobre o assunto.

Nesse sistema enganoso, a métrica que era usada como uma forma de analisar a responsabilidade, popularidade e a qualidade dos produtos acaba perdendo sua principal função. A Amazon se posicionou e afirmou estar investindo em controles automatizados e manuais para manter as centenas de milhões de avaliações em seu site consideradas autênticas. Ela ainda apontou que nos últimos 4 anos já denunciou mais de 1.000 vendedores que se envolviam na criação de análises falsas.

No caso da Cure Encapsulations, uma multa de US$ 12.8 milhões foi o resultado do julgamento. Mas, após um acordo, a empresa pagou US $ 50.000 ao FTC e afirmou que vai cumprir com outras obrigações tributárias. A Amazon elogiou a ação da Comissão e reconheceu que precisa proteger a integridade das avaliações porque reconhece a importância delas para muitos de seus clientes.

 

Fonte: CNet

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