Greve Amazon Espanha

Funcionários da Amazon fazem greve em plena Black Friday na Europa

Lucas Carvalho 23/11/2018 15h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Funcionários de diversos centros logísticos da Amazon na Europa entraram em greve nesta sexta-feira, 23, em plena Black Friday. As greves foram convocadas por sindicatos locais e devem continuar até sábado, 24, em alguns casos.


Na Alemanha, duas unidades entraram em greve, em Bad Hersfeld e Rheinberg. Por lá, a Amazon diz que 620 funcionários deixaram o trabalho, mas que a maior parte da equipe continua operando e que não houve impacto nos pedidos dos clientes.

Na Espanha, a greve é em San Fernando de Henares. O sindicato local diz que até 90% da força de trabalho da empresa no local aderiu à paralisação. Mas a Amazon diz que a estimativa "não reflete a realidade", e que a maior parte dos funcionários não parou.

Na Itália, o jornal Corriere della Sera reportou que gerentes e outras pessoas em cargos de chefia estavam substituindo os empacotadores nos armazéns do país para lidar com a alta demanda da Black Friday. Há também paralisações no Reino Unido.

Em todos os casos, os funcionários exigem valorização salarial e melhores condições de trabalho. "Estamos entrando no impulso do fim de ano, o período mais estressante para funcionários", disse Mechthild Middeke, porta-voz do sindicato alemão, à Reuters.

"Especialmente em um dia como Black Friday, trabalhadores deveriam ser o foco principal", acrescentou. A UNI Global, organização sindical que ajudou a coordenar os protestos em toda a Europa, disse ao site Business Insider que cerca de 2.400 trabalhadores aderiram à greve no continente.

A Amazon, por sua vez, diz que oferece "salários competitivos e benefícios amplos desde o primeiro dia de trabalho", mas não informou se está negociando com os trabalhadores pelo fim da greve.

Amazon Europa
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você