Futuro avião do presidente dos EUA terá 5 vezes a velocidade do som

Hermeus planeja entregar primeiro modelo comercial até 2030

Victor Pinheiro 07/08/2020 19h08
Hermeus mach 5
A A A

A startup de engenharia aeroespacial Hermeus anunciou nesta quinta-feira (6) um contrato com a força aérea norte-americana para produzir uma aeronave hipersônica que servirá ao transporte do presidente dos Estados Unidos.


Em comunicado à imprensa, a companhia afirmou que conseguiu o acordo após projetar e concluir testes do protótipo de um motor capaz de propiciar a uma aeronave cinco vezes a velocidade do som. A marca, também conhecida como Mach 5, representa o limite entre as velocidades supersônica e hipersônica.

Segundo o Business Insider, a startup planeja entregar um modelo demonstrativo da futura aeronave nos próximos cinco anos e apresentar os primeiros veículos comerciais em cerca de uma década. Parte dos desafios da empresa será integrar os requisitos rigorosos da Força Aérea dos Estados Unidos ao projeto do avião.

A aeronave da Hermeus deve substituir uma versão modificada do Boeing 747-8, que ainda está em desenvolvimento pela multinacional, com previsão de entrega para 2021.

Origem

A Hermeus surgiu em 2019 com a promessa de desenvolver aviões hipersônicos que podem voar de Nova York a Paris em aproximadamente 90 minutos. Para se ter uma ideia, um avião convencional costuma demorar cerca de 7 horas e 25 minutos para realizar o trajeto.

Em maio do ano passado, a empresa recebeu uma rodada inicial de financiamentos liderada pela Khosla Ventures. O aporte forneceu os recursos necessários para a startup desenvolver o protótipo do motor Mach 5.

Na época, a empresa disse que chegaria ao limite da velocidade hipersônica a partir de tecnologias já existentes, lembra o Business Insider. Os fundadores da startup são ex-integrantes das companhias aeroespaciais SpaceX, liderada por Elon Musk, e Blue Origin, fundada por Jeff Bezos.

Via: Business Insider

aeronave Avião Hipersônico aeronave elétrica
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você