Gmail

Gmail automatiza criação de filtros para e-mails

Victor Pinheiro, editado por Liliane Nakagawa 20/02/2020 14h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Recurso com inteligência artificial deve acelerar tarefas que já eram possíveis anteriormente

Encontrar um e-mail antigo, filtrar as mensagens de um contato específico ou destacar mensagens com arquivos anexos. Todas essas tarefas se tornarão um pouco mais simples e intuitivas no Gmail.


Essa é a promessa do “search chips”, a nova ferramenta desenvolvida pelo Google que utiliza inteligência artificial para criar pequenas caixas de filtro posicionadas logo abaixo da barra de pesquisa do Gmail. Os ‘boxes’ são sugeridos de acordo com a experiência de uso ou podem ser criados manualmente pelo usuário. É possível dedicar uma aba exclusiva aos e-mails do seu chefe ou de um cliente especial, por exemplo.

Anteriormente, já era possível realizar todas as tarefas citadas acima. No entanto, o processo possuía etapas mais complicadas.

Reprodução

É possível, por exemplo, recorrer a uma busca simples na barra de pesquisas. Ao procurar por um termo, o Google retorna alguns resultados no quadro de sugestão. Com um simples ‘enter’ é possível acessar uma página de e-mails associados ao termo procurado.

Outra opção corresponde à pesquisa avançada, que embora retorne resultados mais precisos, exige do usuário um clique na seta presente na barra de busca e o preenchimento de lacunas adequadamente.

Por fim, o usuário ainda pode criar pastas customizadas com filtros para receber e-mails que contenham determinadas expressões ou sejam enviados por determinado remetente. O acesso a elas, no entanto, não é muito intuitivo.

A principal vantagem da nova atualização é a praticidade, em especial porque as caixas são posicionadas em um local bem acessível e de fácil manuseio de filtros. As possibilidades, aliás, são muitas: selecionar um e-mail pelo remetente, conforme a data que foram enviados ou até mesmo o tipo de arquivos anexado.

Segundo o TechCrunch, a novidade chegou a usuários do GSuite na última quarta-feira (19), e será disponibilizada aos demais em breve.

Gmail Inteligência Artificial Filtros email
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você