Golpe no WhatsApp espalha promoção falsa da marca O Boticário

Juliana Américo, editado por Marcelo Gripa 16/02/2018 17h18
Lu Explica - WhatsApp
A A A

Os cibercriminosos estão aproveitando uma promoção da marca o Boticário para espalhar um golpe através do WhatsApp.


Segundo DFNDR Lab, laboratório da PSafe, a empresa está realizando uma campanha para divulgação de uma nova linha de produtos. Para confundir os usuários, criminosos criaram um golpe parecido com a campanha verdadeira para roubar dados e informações das vítimas.

Ao clicar no link enviado por mensagem, o usuário é redirecionado para uma página que questiona se ele gostaria de receber a amostra grátis. Quando clica na resposta “Sim, claro”, a pessoa, na verdade, está concedendo a permissão de receber notificações futuras do hacker, que podem ser utilizadas posteriormente para realizar outros golpes.

Reprodução

Reprodução

Depois disso, a vítima é levada a responder três perguntas e compartilhar a falsa promoção com os contatos do WhatsApp.

Para evitar cair neste tipo de golpe, é importante que a pessoa verifique a veracidade da promoção. O link divulgado pelos cibercriminosos, por exemplo, é diferente do link da campanha original. Além disso, a mensagem enviada por WhatsApp possui erros gramaticais e no nome da empresa citada.

Aplicativos Whatsapp ciberataque cibercrime
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você