Bola de futebol

Google Arts & Culture tem exposição online sobre futebol feminino

Roseli Andrion 09/07/2019 16h07
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Histórias sobre o período em que a modalidade era proibida o país, assim como a luta de algumas mulheres para enfrentar a situação são apresentadas em seis exposições

O Google Arts & Culture, em parceria com o Museu do Futebol, criou a coleção Museu do Impedimento. A exposição tem 205 fotografias, bem como relatos de atletas, documentos e artigos de jornais. São materiais que contam as histórias do período entre 1941 e 1979, quando o futebol feminino era proibido no país.


De acordo com o Google, o projeto é colaborativo e tem curadoria do Museu do Futebol. O material foi dividido em seis exposições, que contam as histórias de mulheres que enfrentaram a proibição e continuaram a jogar. Um exemplo são as atletas da Ponte Preta de Jacareí (SP), que lutaram pelo fim da proibição, em 1969.

Entre os destaques da coleção estão Lea Campos, a primeira árbitra do futebol brasileiro, e Mariléia dos Santos, conhecida como “Michael Jackson”. Mariléia esteve na primeira Seleção Brasileira Feminina, de 1988, e participou da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1995.

Segundo Maria Clara Fleury, gerente de marketing do Google Brasil, o material veio de várias regiões do país e apresenta relatos de mulheres que influenciaram o futebol feminino. Já Daniela Alfonis, diretora de conteúdo do Museu do Futebol, vê o projeto como único. “Ele tem o potencial de empoderar mulheres que sempre desejaram se ver representadas na história do esporte mais popular do planeta”, avalia.

Google Exposição futebol feminino
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você