Google atualiza sua busca e inclui timeline parecida com a do Facebook

O Google anunciou hoje uma atualização para seu aplicativo de buscas que pretende tornar mais fácil o acesso a textos, vídeos e informações de seu interesse. A novidade, que a empresa vem chamando de "feed", deixará a experiência de usar o aplicativo mais parecida com a de redes sociais como o Twitter e o Facebook.

De maneira semelhante ao Google Now, o feed vai sugerir ao usuário links de acordo com os seus interesses. As sugestões são feitas pelos algoritmos de aprendizagem de máquina da empresa, que "aprendem" quais são os interesses de cada usuário. No entanto, o Google ressalta que os links mostrados poderão ser refinados pela pessoa.

Antes que você pergunte

Quando o usuário abrir o aplicativo do Google e rolar a tela para baixo, verá uma série de sugestões de notícias, vídeos e outros links referentes aos assuntos de seus interesses. Isso inclui cards com resultados recentes de esporte, previsão do tempo, trailers de filmes sobre os quais o usuário demonstrou interesse e notícias sobre assuntos pertinentes a ele. O gif abaixo ilustra como ele vai funcionar:

Caso alguma das sugestões não seja de interesse da pessoa, ela poderá selecionar as opções daquele card (clicando no ícone de três pontinhos no canto superior direito) para deixar de seguir aquele assunto. As sugestões, segundo a empresa, não serão dadas apenas pelos interesses dos usuários, mas também com base em assuntos populares na região em que eles se encontram.

Por outro lado, a empresa também pretende facilitar que os usuários sigam os assuntos de seu interesse. Ao realizar uma busca, o usuário poderá apertar o botão "Follow" ("seguir") em alguns dos resultados; isso fará com que mais notícias e informações referentes àquele assunto sejam sugeridas a ele no futuro. É possível ver como fazer isso no gif abaixo:

Informando profundamente

Um aspecto notável do feed do Google é na sua relação com notícias. Ao mostrar ao usuário uma notícia sobre um assunto sério e polêmico, como política, o feed sugerirá também outras notícias relacionadas mostrando pontos de vista diferentes sobre o tópico. Também serão mostradas informações de checagem de fatos sobre as notícias, para garantir que o usuário possa conferir a veracidade dos fatos que chegam até ele, como o gif abaixo mostra:

Se o usuário quiser saber mais sobre algum dos assuntos que apareceram em seu feed, também poderá fazer isso. Basta clicar na parte de cima do card mostrado. Ao fazer isso, o Google abrirá automaticamente uma janela de busca sobre o assunto. Veja abaixo como isso funciona:

Disponibilidade

De acordo com o TechCrunch, algumas dessas mudanças devem vazar também para a versão desktop do buscador. A tradicional página ultra-simples do Google deverá, nesse caso, receber em breve uma atualização depois de muitos anos. Mas por enquanto não há mais detalhes quanto a essa possível mudança.

A atualização do aplicativo que traz essas novidades chegará aos usuários estadunidenses a partir de hoje. Para usuários de outros países - incluindo do Brasil -, a atualização deve chegar "ao longo das próximas semanas", de acordo com a empresa.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ