Google Drive

Novo design do Google Drive deixa o serviço muito mais simples de usar; veja

Camila Rinaldi 09/04/2019 13h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ainda sem Dark Mode, mas muito mais rápido de usar, o Drive ganha mais tração entre a concorrência depois da implementação completa do Material Design

O Google Drive é uma plataforma hospedada na nuvem, ou seja, para acessá-la, basta apenas ter uma conta e estar conectado à Internet. Por esse motivo, é muito prático usá-lo. Porém, fazia muito tempo que o Google prometia uma revitalização do design do serviço para celulares e, finalmente, começou a liberar a atualização do aplicativo para Android. Com a nova versão, temos a implementação do Material Design, que já havia chegado para o desktop.


Sim, faz praticamente 10 anos que utilizo o Google Drive em detrimento ao Office, da Microsoft. O motivo é simples: praticidade. Com o tempo, os desenvolvedores do Google foram otimizando os recursos das ferramentas de texto, planilhas e, até mesmo, desenho. Contudo, estava faltando um carinho maior em relação ao visual do Drive para smartphones.

Agora, o Google está liberando um update do aplicativo para Android sob a versão 2.19.132.06.40. Depois de baixar e instalar a atualização no meu Pixel 3, posso dizer que a padronização do design em relação aos demais serviços da empresa e o novo visual deixaram a interação com o app muito mais simples e objetiva.

Navegação inteligente

No Pixel 3, rodando com Android 9 Pie, a navegação se dá na parte inferior da tela, ou seja, o sistema focou no uso do aparelho com apenas uma mão. E é justamente isso que me chamou mais a atenção no design do Drive depois da última atualização.

Agora, as categorias ou abas podem ser acessadas rapidamente, na parte inferior, próximo do botão para criar um novo documento ou pasta. Isso faz com que economizemos tempo e, sinceramente, deu vida ao recurso “com estrela”, aqueles documentos marcados como favoritos.

Reprodução

Usar o aplicativo do Drive com apenas uma mão está muito mais fácil

Gestão das contas simplificada

Assim como temos no Gmail, o Drive agora possui o acesso rápido às contas dentro da barra de pesquisa, integrando basicamente o mesmo funcionamento dos serviços da empresa para desktop. Viva o Material Design!

Com essa nova linguagem de desenho, o menu principal fica em segundo plano, pois guarda apenas as opções menos relevantes quando o assunto é o gerenciamento de pastas, documentos e planilhas.

Reprodução

O menu principal agora é uma opção secundária

Fácil visualização

Outra característica que me chamou muito a atenção é que, com a implementação de uma navegação mais inteligente, temos mais espaço para visualizar os arquivos e conteúdos. O que proporciona realizar ações rápidas, como clicar no menu de cada arquivo e compartilhar usando apenas um ou dois cliques.

Reprodução

O Drive oferece uma melhor visão geral dos documentos e ajuda no multitarefas

A ferramenta “digitalizar” está funcionando

Sinceramente, não sei quanto a você, mas era muito difícil para mim utilizar a câmera para “digitalizar” um documento. Agora, depois da melhoria da ferramenta - entregue há alguns dias - e da reformulação do design, o serviço passou a fazer muito mais sentido.

De acordo com as notas de atualização da nova versão, essa melhoria se deve ao fato do Google ter deixado de lado a câmera do Ice Cream Sandwich e passar a usar o aplicativo nativo do dispositivo para tirar a foto inicial.

Reprodução

Digitalizar documentos está mais simples e funcional

O que mais me chamou a atenção foi, claro, o fato do software reconhecer as imagens e, automaticamente, entender o contorno de corte. A equipe do Google Drive usa aqui Inteligência Artificial (IA) para treinar e otimizar o software.

Cadê o Dark Mode?

O Google Drive para Android está lindo, mas nem tudo são flores… ainda! No Pixel, rodando com o Android 9 Pie, o modo noturno para o aplicativo ainda não está disponível. Apesar disso, alguns usuários conseguem forçar o recurso ao configurar o sistema para “economia de bateria” e, claro, ativar a opção “modo noturno” dentro das “opções de desenvolvedor”. Infelizmente, este não foi o meu caso.

A única coisa que pude realmente perceber foi o fato de que, tendo a opção ativada nas configurações do sistema, apenas a primeira tela aparece escura ao lançar o app pela primeira vez. E, se você piscar, nem vai ver acontecendo.

Reprodução

O modo noturno ainda não está disponível de forma nativa no Drive

Sim, a última atualização deixou o Drive bem melhor

Sem dúvidas, a aplicação completa do Material Design deixou o Drive bem mais funcional. Ainda é cedo para afirmar, mas me parece que usar a plataforma no celular está mais simples do que no desktop.

O mais importante disso, além da nova interface visual, claro, é o fato de que quem, assim como eu, utiliza muito o Drive, terá mais tempo na vida para usar de outras formas, mas não mais procurando arquivos na nuvem. Fazia tempo que o Google não me fazia tão feliz, obrigada devs!

A atualização já deve estar disponível através da Play Store no seu smartphone Android.

E aí, você utiliza o Google Drive com frequência? O que achou das novidades?


Google Drive atualização
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você