Stadia

Google é acusado de mentir sobre resolução de jogos do Stadia

Renato Santino 20/11/2019 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Empresa havia prometido qualidade de imagem 4K e 60 quadros por segundo, mas alguns jogos não são capazes de cumprir a promessa

O início do Stadia, a plataforma de games via streaming do Google, tem sido bastante criticado em seus primeiros dias de lançamento por problemas técnicos, mas há uma situação potencialmente mais grave: a empresa é acusada de mentir sobre a resolução de vídeo disponibilizada aos jogadores.


A questão gira em torno da promessa de resolução 4K para os usuários, o que parece não estar se confirmando. E não se trata de um problema técnico, pelo fato de que a conexão do público não suportar a transmissão em 4K, mas sim pelo fato de que os jogos não são adaptados para rodar em 4K no Stadia.

Ao site The Verge, a Bungie, estúdio responsável pelo jogo “Destiny 2”, confirmou que a versão do Stadia simplesmente não foi pensada para rodar em 4K. No lugar, a renderização é feita em 1080p, mas a imagem passa por um processo de upscaling que faz com que sua resolução seja ampliada para 4K, o que não é a mesma coisa que uma renderização nativa em 4K.

E a questão não é só um problema de “Destiny 2” porque outros jogos também possuem uma limitação similar. “Red Dead Redemption 2”, um dos principais jogos de 2018 e um dos maiores carros-chefe do Stadia também não é capaz de sustentar uma resolução 4K nativa.

Em sua análise, o site Eurogamer notou que a transmissão de “Red Dead Redemption 2” do Stadia é limitada à resolução de 1440p; a imagem só é transformada em 4K por upscaling ao chegar ao Chromecast e roda a apenas 30 quadros por segundo. A diferença fica evidente na comparação com a versão de Xbox One X do game, que é capaz de alcançar a resolução nativamente.

O grande problema gira em torno das promessas feitas e não cumpridas pelo Google. Phil Harrison, vice-presidente da empresa e responsável pela divisão do Stadia, disse com todas as letras que TODOS os jogos do Stadia estariam disponíveis em 4K e 60 quadros por segundo no lançamento, o que não é o caso pelo menos de “Red Dead Redemption 2” e “Destiny 2”.

O Twitter oficial do Stadia também chegou a confirmar que “Red Redemption 2” estaria disponível na plataforma com “todos os detalhes gloriosos em 4K/60fps”, mas a publicação foi removida algum tempo depois.

Reprodução

Google Cloud Gaming jogos Stadia jogos na nuvem Google Stadia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você