google eleições

Google faz parceria com TSE e vira central de informações sobre eleições

Gustavo Gusmão 05/10/2018 13h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Em uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, o Google lançou uma série de novas ferramentas para ajudar os usuários a se localizarem nas eleições. O site de buscas vai funcionar como uma central de informações relacionadas ao período de votações, respondendo perguntas frequentes e até mesmo servindo para consultar o local da zona eleitoral.


A partir desta sexta-feira, ao digitar “Como votar” na busca, o usuário vai se deparar direto com informações do TSE sobre documentos necessários, horários e a ordem do voto. Uma pesquisa por “Onde votar” já vai mostrar um sistema feito pelo próprio Tribunal para consultar o local da zona eleitoral, usando os números do título eleitoral, data de nascimento e nome da mãe.

Também vai dar para acompanhar a apuração em tempo real no Google, assim como já dá para fazer com resultados de futebol e outros esportes. Para isso, é só digitar “resultado eleições 2018” ou “apuração eleições 2018”. Segundo post no blog da empresa, essas informações atualizadas também vão aparecer nas buscas por cada candidato.

Fora os dados nas buscas, também será possível “conversar” com o TSE por meio do Google Assistente, tanto por comandos de voz quanto por troca de mensagens. De acordo com a companhia, “é a primeira vez que uma autoridade eleitoral cria uma ação especial no Assistente”. A ideia é facilitar a consulta das informações já mencionadas e também ajudar a tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. Ou, como escreveu a empresa, "organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis".

 
Google Brasil eleições
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você