Google lança ferramenta que informa se uma notícia é falsa no Brasil

O Google trouxe para o Brasil um recurso para reduzir a disseminação de notícias falsas. O Fact Check, que começou a ser implantado no ano passado no exterior, vai “etiquetar” publicações no buscador e no Google Notícias com a informação de que o conteúdo daquela matéria passou por uma verificação de fatos. 

Como em todos os locais em que o recurso foi ativado, o Google contará com agências especializadas na checagem de fatos do Brasil. Por aqui, os responsáveis por fazer essa verificação serão Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública. 

O selo de verificação de fatos se junta a outras tags que a ferramenta do Google já traz há algum tempo para marcar artigos que sejam sátira, comunicados de imprensa, conteúdos opinativos, entre outros. 

É a primeira ferramenta de verificação de notícias implementada no Brasil por uma empresa de tecnologia. O Facebook também tem sistemas similares, mas até o momento eles não são válidos para os usuários brasileiros. 

A discussão sobre as notícias falsas tem ganhado espaço na comunidade de tecnologia nos últimos meses, impulsionadas pela eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A disseminação de conteúdo enganoso foi apontada por muitos como fator determinante para o resultado. Isso dito, a prática está longe de ser limitada a uma única visão política, e a desinformação tem sido usada tanto por apoiadores de políticas progressistas quando de conservadores.





RECOMENDADO PARA VOCÊ