Google revela pesquisas de instruções mais feitas pelos usuários

"Como fazer panquecas". "Como ganhar dinheiro". "Como emagrecer". Você já fez alguma dessas perguntas ao Google? Pois saiba que você não é o único. A empresa revelou hoje uma página que compila as principais buscas por instruções feitas em seu buscador.

Sob o nome de "How to fix a toilet" (como consertar uma privada), a página foi feita em parceria pelo Google News Lab e por Xaquín G. V., um jornalista de visualização de dados. Eles compilaram dados de diversos países, ignorando barreiras linguísticas - "How to kiss" e "Como beijar", por exemplo, foram contabilizados juntos.

Consertando coisas em casa

A principal categoria de pesquisas desse tipo feitas no Google é de dicas e tutoriais de reparos domésticos. Nessa seção, é possível visualizar os dados tanto de maneira mundial quanto por país. No mundo, o maior número de buscas era para reparos de paredes, portas e janelas, nessa ordem. Em seguida apareciam eletrodomésticos: máquina de lavar, geladeira, privada, lâmpada e torneira.

No Brasil, o ítem mais buscado era, de longe, o conserto de janelas. Portas ficaram em segundo lugar, com paredes vindo em terceiro. Quanto aos eletrodomésticos, todos eles eram buscados bem menos do que na média mundial. Mesmo assim, instruções de reparos de geladeira eram relativamente comuns, seguidas de privadas e máquinas de lavar,

Na cozinha

Com relação a buscas sobre receitas e culinária, o grande vencedor mundial foram as panquecas. "como fazer panquecas" foi a instrução mais buscada nesse quesito, seguida de "como fazer torradas" e "como cozinhar ovos". Pizza, arroz, quinoa e batata estavam entre os alimentos cujo preparo foi mais pesquisado pelo mundo todo. 

Como amar

Um número surpreendente de buscas de "como fazer" feitas ao Google era relacionado a relacionamentos e amor. Dentre essas, as duas mais buscadas (nessa ordem) eram "como beijar" e "como engravidar". "como amar" também era uma busca bem comum, assim como "como saber se uma menina/um menino gosta de você". 

"Como saber se uma menina gosta de você" era mais comum do que "como saber se um menino gosta de você", o que sugere que os homens têm mais dificuldade ou curiosidade com relação a isso, ou que eles são mais fáceis de decifrar. Fora isso, a pesquisa "como fazer uma menina gostar de você" estava entre as mais comuns, mas "como fazer um menino gostar de você" não aparecia.

Nessa categoria, vale ressaltar também que os realizadores do levantamento descartaram "as buscas inapropriadas". Se elas tivessem sido incluídas, é possível que essa seção fosse bem diferente.

Coisa de adulto

Problemas da vida adulta de maneira geral, de diversas ordens, também acabaram sobrando para o Google. Dentre eles, o mais buscado foi "como ganhar dinheiro", seguido de "como escrever uma carta de apresentação". Em terceiro lugar ficou "como escrever um CV". Logo em seguida aparecem também "como economizar dinheiro", "como preencher um cheque" e "como tirar passaporte". 

No dia-a-dia

Fora essas categorias mais bem definidas, o Google também recebeu uma série de buscas mais difíceis de se categorizar, mas ainda assim incrivelmente comuns. A principal delas foi "como dar nó em gravata". Ela foi, de longe, a mais pesquisada dentre essas buscas aleatórias. Buscou-se com frequência também o conhecimento para "desenhar", "eliminar moscas de frutas", "jogar poker" e "tocar violão".

Em busca de saúde

"Como perder peso" foi a busca relacionada a saúde mais feita. Em segundo lugar ficou uma busca parecida, mas mais específica: "como perder barriga". Nesse âmbito, o terceiro lugar surpreende por ser justamente o contrário: "como ganhar peso". 

Os dados nesse caso revelam alguns dos problemas mais comuns dos usuários do buscador. "Como se livrar de acne", "como se livrar de espinhas", "como se livrar de estrias" e "como diminuir a pressão sanguínea" foram algumas das buscas mais feitas. "Como meditar" também obteve uma posição de destaque.

Sazonalidade

Algumas buscas revelaram-se sazonais - isto é, elas tinham picos em determinadas épocas do ano. Por exemplo, "como cozinhar aspargo" foi muito buscado nos meses de fevereiro e março, quando é mais comum encontrar o legume no mercado. De maneira semelhante, os norte-americanos buscaram muito mais "como pedir que alguém vá com você ao baile de formatura" nos meses de março e abril - que são a data limite para que se decidam os casais. 

"Como perder peso" foi uma busca feita regularmente o ano todo, mas com um grande pico nos meses de dezembro e janeiro - possivelmente por conta das promessas de fim de ano. E vídeos virais também incluenciaram as buscas. Por exemplo, o vídeo abaixo gerou um pico de buscas por "como fazer a música do copo":

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ