Governo de São Paulo libera versão de carteira de habilitação para o celular

A partir desta quinta-feira, 22, o Governo do Estado de São Paulo passa a emitir gratuitamente a CNH digital, com validade em todo o país por meio do aplicativo “CNH Digital”. A carteira de motorista digital é opcional, sendo que a de papel seguirá valendo.

A versão digital do documento foi lançada pela primeira vez no estado de Goiás e está sendo liberado gradualmente para as demais regiões conforma a adaptação do sistema.

Além disso, na última quarta-feira, 21, o Governo determinou a criação do Sistema Estadual de Coleta e Identificação Biométrica Eletrônica – Sistema Biométrico, destinado à identificação pessoal de usuários de serviços públicos.

O sistema contará com o Banco de Dados Biométricos Estadual, que permitirá estender, gradativamente, a identificação pessoal biométrica a outros serviços públicos estaduais além da emissão do RG e da CNH.

A coleta da biometria será feita apenas uma vez para pessoas maiores de 18 anos de idade, que representam mais de 70% da população do Estado. Hoje, para RG precisa ser recoletada a cada 5 anos; a CNH, a cada 8 anos.

As pessoas cadastradas no banco de dados poderão fazer uso dos totens de autosserviços espalhados pelos postos do Programa Poupatempo, shoppings e supermercados. Atualmente, são 114 totens espalhados pelo Estado e oferecem alguns dos serviços mais demandados pelas pessoas, como as 2º vias de RG e CNH, além da CNH definitiva, o atestado de antecedentes criminais e o agendamento de serviços dos postos Poupatempo.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ