Governo Federal autoriza BNDES a vender ações do Serpro

Medida é mais um passo para a privatização da estatal, que entre outras funções, gere os dados da CNH Digital e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

Renato Mota 31/01/2020 19h01
Serpro
A A A

Como consequência natural da inclusão do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) no Programa Nacional de Desestatização, o Ministério da Economia deu a autorização para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) coordenar a venda da estatal.


A autorização foi concedida pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional, José Levi, na Portaria Nº 2.564/2020 divulgada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial da União. O Serpro, fundado em 1964, foi incluído no ano passado na lista de empresas públicas que a gestão Bolsonaro pretende privatizar. Entre elas, Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), Telebras, Correios e Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada).

No entanto, a inclusão do Serpro e Dataprev na lista é uma decisão polêmica. O principal motivo é que ambas concentram dados sensíveis de milhões de brasileiros. O Serpro é o que cumpre o papel mais crítico dentre às duas empresas, sendo responsável por um número maior de sistemas. Cabe à estatal gerir os dados da CNH Digital e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo.

Devido ao processo de privatização, a Dataprev anunciou no início deste ano o fechamento de 20 filiais, resultando na demissão de 493 funcionários. O encerramento das atividades das filiais é para cortar custos: nos últimos três anos, o faturamento cresceu 13%, enquanto os gastos aumentaram 21%. A estatal nega que as demissões sejam causadas pela privatização, e diz que passa por um Programa de Adequação de Quadro.

Via: Tecnoblog

Governo privatização
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você