Jair Bolsonaro

Governo quer acabar com a obrigatoriedade das tomadas de 3 pinos

Daniel Junqueira 17/06/2019 17h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Gestão Bolsonaro estuda revogar medida que impõe padrão para tomadas no país e que está em vigor desde 2011.

Jair Bolsonaro agora quer acabar com as tomadas de três pinos. De acordo com o Valor Econômico, o presidente da República estuda uma ação que revoga a obrigatoriedade do padrão de tomada, que está em vigor desde 2011.


Assessores contatados pelo Valor defendem que a "sociedade brasileira rejeitou a tomada de três pinos", e que a revogação da obrigatoriedade não é "só um tema técnico, é um tema que afeta a segurança, a concorrência e a produtividade."

Apesar da ideia de cancelar a obrigatoriedade por parte de membros do governo, técnicos criticam a ideia de retornar ao modelo antigo - servidores acreditam que não há necessidade de realizar mais uma substituição de plugues e tomadas pelo país, ainda mais considerando que o modelo de três pinos é considerado seguro.

A tomada de três pinos se tornou obrigatória em produtos vendidos no país em 2011, mas o padrão já vinha sendo estudado há anos. Até então, não havia uma padronização, o que fazia com que diversos tipos diferentes de tomadas fossem encontrados pelo Brasil, o que poderia causar problemas de segurança para usuários e também para a rede elétrica.

A padronização, portanto, visava garantir mais segurança a usuários. As normas do INMETRO sobre as tomadas não padronizam apenas a quantidade de pinos, como também outras características - elas são "afundadas" para ajudar a evitar acidentes, por exemplo. Apesar disso, são constantes as queixas de usuários com relação ao novo padrão.

Brasil Bolsonaro Jair Bolsonaro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você