Game of Thrones

HBO começa a caçar quem pirateia 'Game of Thrones'

Leonardo Pereira
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A volta de "Game of Thrones" tradicionalmente movimenta o mundo da pirataria e, como desta vez não está sendo diferente, a HBO, dona da série, passou a se mexer para tentar conter quem quer ver o programa de forma "alternativa".


O primeiro episódio da sétima temporada caiu na internet pouquíssimo tempo após sua exibição nos Estados Unidos, disparando as ocorrências de downloads ilegais. Então o canal acionou a IP Echelon, sua parceira na luta antipirataria, para enquadrar os infratores.

O TorrentFreak descobriu que a empresa está mandando notificações às operadoras responsáveis por IPs flagrados baixando o episódio em questão. Ao menos cinco arquivos disponíveis em sites como Pirate Bay estão sendo monitorados: Game.of.Thrones.S07E01.720p.WEB.h264-TBS[eztv].mkv, Game.of.Thrones.S07E01.HDTV.x264-SVA[rarbg], Game.of.Thrones.S07E01.WEB.h264-TBS[ettv], Game.of.Thrones.S07E01.HDTV.x264-SVA[eztv].mkv e Game.of.Thrones.S07E01.720p.HDTV.x264-AVS[eztv].mkv.

Na carta, obtida pelo site, a IP Echelon lembra que a HBO é dona exclusiva dos direitos sobre "GoT" e até dá uma dica de segurança: "Baixar conteúdo não autorizado ou desconhecido também é um risco de segurança para computadores, dispositivos e redes."

A empresa encoraja os provedores a apresentar alternativas legais aos clientes, como a inclusão do canal HBO num pacote de TV paga ou a assinatura do serviço de streaming da companhia. Como ressalta o TorrentFreak, nos Estados Unidos, as operadoras não têm obrigação legal de repassar o aviso aos clientes, mas elas costumam fazê-lo por cortesia.

Embora tenha o endereço de IP de cada infrator, a HBO teria que acionar a Justiça caso quisesse identificá-los, mas o canal não tem um histórico de perseguir os piratas até o fim, esperando que esse tipo de notificação desencoraje ao menos uma parte deles.

Apesar de esse jogo de gato e rato ter se tornado tradicional ao longo dos anos, a HBO — e todos os outros detentores de direitos autorais — tem de lidar com um componente relativamente novo agora: os serviços de streaming pirata. Não dá para monitorar quem usa esse artifício para consumir conteúdo pirateado.

Torrent Pirataria game of thrones
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você