IBM desenvolve computador do tamanho de um grão de sal

Em geral, supercomputadores tendem a ser dispositivos grandes. Porém, conforme relata o Mashable, isso pode estar prestes a mudar. A IBM desenvolveu um computador do tamanho de um grão de sal.

Segundo a empresa, o dispositivo é o menor do mundo e será apresentado durante o IBM Think 2018, a conferência da companhia que acontece nesta semana. O computador tem o poder de computação do chip x86 de 1990, o que pode ser um pouco desanimador quando comparado com os sistemas que temos hoje em dia, mas a sua fabricação custa menos de 10 centavos e fará parte de sistemas de transistores.

A IBM afirma que o minicomputador permitirá monitorar, analisar, comunicar e até mesmo atuar em dados. Além disso, o dispositivo será uma fonte de dados para aplicativos de blockchain, permitindo rastrear o envio de mercadorias e detectar roubo, fraude e incumprimento. Ele ainda pode fazer tarefas básicas de inteligência artificial, como a classificação dos dados que é fornecido.

Os pesquisadores da companhia ainda estão realizando testes com computador antes de lançá-lo ao mercado.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ