Impressora 3D consegue construir casas familiares inteiras em apenas um dia

O modelo Vulcan II se saiu muito bem nos testes, produzindo residências econômicas de 25 metros quadrados em 24 horas

Henrique Freitas, editado por Rui Maciel 02/04/2019 16h45
Casa feita com impressora 3D da Icon
A A A

As impressoras 3D estão há um bom tempo tentando emplacar no setor de construção. A ideia é inovadora e depende de uma tecnologia superior à dos sistemas convencionais, capacitando as máquinas para uma produção acelerada de imóveis de nova geração, com desenhos arquitetônicos inimagináveis. E nesse sentido, uma empresa chamada Icon parece ter largado na frente: a sua nova máquina Vulcan II pode "imprimir" residências familiares inteiras em tempo recorde.


O modelo récem-lançado é bastante versátil e usa um composto de concreto semilíquido como matéria-prima, o chamado "Lavacrete". De acordo com a Icon, o material oferece durabilidade, resistência e boa capacidade de isolamento para frio e calor, além de um custo reduzido. Nos primeiros testes realizados com a impressora, em colaboração com a ONG New Story, casas de aproximadamente 25 m2 foram construídas em apenas 24 horas. 

A intenção é aplicar a máquina em projetos para comunidades de países em desenvolvimento e de zonas que tenham sofrido algum tipo de catástrofe natural. O Vulcan II já possui capacidade, também, para produzir imóveis de cerca de 200 m2, algo que deve ajudar a expandir suas possibilidades de criação para além do ambiente doméstico e social. Segundo os responsáveis, uma das grandes vantagens do sistema é que ele pode ser transportado do laboratório e zonas bem controladas diretamente para o mundo real, sem que estranhe as condições climáticas adversas. 

Fonte: Xataka Home

Impressora 3D construção
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você