Infravermelho pode deixar o Wi-Fi até 40 vezes mais rápido

Caroline Rocha 17/03/2017 17h03
wi-fi wifi
A A A

O Wi-Fi pode ficar mais rápido do que conhecemos atualmente. Um estudante holandês desenvolveu um método de transporte de dados sem fio que usa uma tecnologia bastante conhecida, o infravermelho.

Segundo ele, o novo padrão consegue transferir mais de 40 Gbps, bem mais do que o 1 Gbps que o utilizado atualmente fornece. Outra vantagem é a redução de custos, sem contar que não existe nenhuma interferência de rádio, o que acontece com o Wi-Fi tradicional.

Como funciona?

Como o infravermelho não consegue atravessar paredes, é preciso ter antenas de recepção em cada ambiente onde o Wi-Fi será utilizado. As antenas irradiam raios de infravermelho em diferentes posições e ângulos, o que significa que não haverá congestionamento, mesmo que muita gente acesse a rede. A luz também não afeta os olhos, nem prejudica de alguma forma a saúde.

Em testes, o pesquisador usou o Wi-Fi com infravermelho em curtas distâncias, mas especialistas acreditam que o potencial do método é grande.

Via Engadget


Wi-Fi
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você