Instagram

Instagram usa inteligência artificial para combater conteúdo antivacina

Luiz Nogueira, editado por Rui Maciel 08/05/2019 13h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Tecnologia limitará o alcance de conteúdos sobre o assunto. Rede social ainda fornecerá alertas e contatos de especialistas em saúde

A luta contra os conteúdos antivacina parece ter se tornado uma das prioridades para o Facebook que, há alguns meses, lançou um comunicado com informações sobre como pretendia lutar contra a (perigosa) desinformação a respeito do assunto. Agora, é a vez do Instagram adotar diversas medidas para combater a disseminação da desinformação gerada pelo tema. E a inteligência artificial será a protagonista nessa luta.


Assim como a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos já combate conteúdos que incitam o suicídio e a automutilação, os conteúdos antivacina buscados na barra “Pesquisar” e nas hashtags relacionadas também passam a ser monitorados e, quando detectados, terão alertas sobre a legitimidade da informação e contatos de especialistas da saúde.

Mas, antes de mostrar essas informações, o Instagram vai utilizar inteligência artificial para que os conteúdos antivacina tenham sua visibilidade reduzida de forma considerável no feed. Por enquanto, esse plano de combate não tem menção sobre a exclusão de contas por publicar esse tipo de informação, e nem mudanças nos Termos de Uso dos usuários.

A rede social pertencente ao Facebook parece estar seguindo o mesmo caminho de diversos outros sites, como o Youtube, que começou a retirar a monetização de vídeos com essa temática. Segundo o Facebook, a inteligência artificial é a melhor ferramenta para este tipo de monitoramento. Em outras ocasiões, a tecnologia em questão já ajudou a remover quase nove milhões de fotos de pornografia infantil.

Facebook Inteligência Artificial instagram
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você