Intel confirma novos processadores Rocket Lake-S para início de 2021

Anúncio surge um dia antes de lançamento da concorrente AMD; CPU terá 14 nm

Nina Gattis, editado por Daniel Junqueira 07/10/2020 19h27
Intel
A A A

Nesta quarta-feira, a Intel confirmou que seus processadores Rocket Lake-S de 11ª geração, desenvolvidos para desktop, serão lançados já no primeiro semestre de 2021 com suporte a PCI Express 4.0 - ou PCIe 4.0 -, padrão mais rápido de conexão para placas de vídeo e SSDs.


O momento escolhido para o anúncio não é uma coincidência, visto que na quinta-feira (8), a AMD lançará seus primeiros CPUs baseados na arquitetura Zen 3 de próxima geração para desktop e a concorrência apertará para a Intel, principalmente no que diz respeito aos PCs mais avançados. Portanto, a revelação um tanto desesperada da Intel parece ser um lembrete às fabricantes de que há outras opções no mercado além de quaisquer hardwares chamativos que a AMD tenha a oferecer.

Os processadores Rocket Lake-S de 11ª geração também serão compatíveis com as placas-mãe Intel 400, algo que deve ser útil para quem deseja atualizar o PC no ano que vem, quando os novos hardwares chegarão ao mercado.

Reprodução

Intel continuará produzindo apenas CPUs de 14 nm. Imagem: Alexander Safonov/Shutterstock

Embora a Intel já tenha anunciado a chegada da nova linha Rocket Lake-S, mais detalhes sobre a data exata do lançamento ainda são vagos. Contudo, de acordo com o portal especializado VideoCardz, o produto deve ser revelado oficialmente em março de 2021.

Segundo o portal Wccftech, também especializado no assunto, a Intel produzirá a nova linha sob o mesmo processo de 14 nm que já vem usando há anos. Ainda assim, a fonte também afirma que a fabricante fará o backport - ação de retirar partes de uma versão mais recente de um sistema ou componente de software e transportá-las para uma versão mais antiga do mesmo software - de algumas melhorias estreadas com a arquitetura Willow Cove de seus processadores de 11ª geração. No entanto, os processadores de 10 nm para desktop continuarão sendo apenas sonho para a Intel, que, após mais um ano postergando o prazo, prometeu o modelo até a segunda metade de 2021.

Via: The Verge

Intel Processadores Desktop PC AMD cpu
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você