arm

Intel vai começar a produzir chips ARM para smartphones

Renato Santino 16/08/2016 19h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um fato inegável: a Intel perdeu o bonde da tecnologia móvel. A empresa, com um domínio absoluto no mercado de PCs, não conseguiu manter a hegemonia quando os principais vetores da indústria de tecnologia se tornaram os celulares e tablets. A liderança ficou com a ARM e sua arquitetura homônima, que se sobrepôs à x86 no mercado.

Agora, a Intel fechou uma parceria com a própria ARM, numa tentativa de tentar se estabelecer de outra forma no mercado. A empresa poderá fabricar chips usando a arquitetura da ex-rival e nova parceira, o que abre um novo mundo de possibilidades para a companhia.

Antes de tudo, é bom ficar claro: a empresa não vai desenvolver chips usando a arquitetura ARM, mas poderá fabricá-los para outras companhias usando suas linhas de montagem, aproveitando o fato de já dominar os processos de 10 nanômetros.

Isso significa uma porta aberta nova para o mercado móvel, que não se abria para os seus chips x86 (tanto que a empresa descontinuou a linha de processadores para celulares Atom). A Intel poderia fechar parcerias com a Apple para montar o processador de um futuro iPhone, por exemplo, ou com a Qualcomm, para ajudar a fabricar os chips Snapdragon, que abastecem a maior parte dos smartphones Android no mundo.

A novidade é uma admissão de derrota, mas não chega a ser surpreendente. Já era uma especulação de longa data que a Apple poderia fechar parceria com a Intel para fornecer chips para o iPhone. No entanto, para isso primeiro seria necessário se adaptar à arquitetura ARM, o que agora foi confirmado.

A principal parceira já confirmada. Trata-se da LG Eletronics, que sempre se apoiou nos chips Qualcomm para seus produtos. A companhia coreana pretende dar uma guinada para desenvolver seus próprios chips ARM usando as fábricas da Intel.

Via The Verge

Intel Processadores Chip ARM chips
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você