Inteligência artificial do Google pode ajudar agricultores

O Google está criando um método para que seus projetos de tecnologia artificial possam impactar também na qualidade de vida dos agricultores. De acordo com Makoto Koike, da University of Tokyo, a empresa está desenvolvendo o TensorFlow, um instrumento que irá ajudar a classificar diferentes tipos de plantações.

Reprodução

O projeto tem o objetivo de auxiliar diversas famílias que trabalham no setor rural. Ele utiliza uma câmera equipada com o Raspberry Pi 3 para tirar foto de pepinos e as envia para uma rede neural. As imagens, então, chegam até um servidor que faz a classificação de acordo com cor e formato. Dessa forma, todo o trabalho de distribuição fica mais prático.

O sistema ainda não é perfeito e precisa de 2 a 3 dias para ser "treinado" por um especialista que realize as configurações de memorização da plataforma. Para isso, ele conta com mais de 7 mil fotos em sua memória interna que auxiliam no reconhecimento e classificação dos pepinos.

A boa notícia é que os resultados são positivos, ao menos na fase de testes. A tecnologia do Google conseguiu um índice de 95% de precisão. Na prática, a taxa de acerto cai um pouco, mas ainda é satisfatória: 70%.

Via Google Cloud Platform

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ