Google Assistente

Inteligência artificial do Google que faz ligações vai se identificar a humanos

Daniel Junqueira 11/05/2018 11h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Google anunciou um sistema chamado Duplex durante a conferência para desenvolvedores I/O. Ele envolve uma inteligência artificial que consegue imitar uma voz humana para marcar, por exemplo, um horário no salão de cabeleireiro. Mesmo que apresentado de forma experimental, o sistema levantou uma série de questionamentos éticos sobre o uso de máquinas que realizaram tarefas de humanos como se fossem humanos.


Agora o Google diz que o Duplex vai se identificar como um robô no início das conversas. "Entendemos e valorizamos a discussão sobre o Google Duplex - como dizemos desde o começo, a transparência na tecnologia é importante," disse a empresa ao site The Verge.

Apesar de ainda não ser um produto funcional, o Duplex foi demonstrado durante o Google I/O e impressionou bastante: em ligações pré-gravadas reproduzidas no palco, a pessoa que atendeu ao telefonema da inteligência artificial não percebeu que estava falando com uma máquina, e não com uma pessoa, o que levantou questionamentos sobre ética por parte de críticos que temem que a tecnologia seja usada para enganar humanos.

Ainda não há prazo para o Duplex ser disponibilizado para o público, mas o Google planeja lançar uma aplicação para a tecnologia nas próximas semanas: muitas pessoas entram no Google para procurar os horários de funcionamento de um estabelecimento, e a informação normalmente é bastante confiável. Em feriados, a coisa fica mais confusa. Com o Duplex, o Google Assistente vai começar a contatar estabelecimentos comerciais para informar o público sobre os horários de funcionamento em feriados para exibir essa informação precisa e atualizada diretamente nos resultados da busca.

Google Inteligência Artificial
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você