Ganímedes

Luas de Júpiter recém-descobertas ganham nomes mitológicos

Fabrício Filho, editado por Liliane Nakagawa 03/09/2019 14h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

No Twitter, pesquisadores pedem sugestões ao público, e cinco dos 12 corpos celestes descobertos são nomeados

No ano passado, pesquisadores da Carnegie Institution for Science anunciaram ao público a descoberta de 12 novas luas em órbita em torno de Júpiter. O planeta em questão possui uma abundância de luas - o vencedor no quesito entre os planetas do Sistema Solar -, e, com esse novo anúncio, o número chega a 79.


Assim que os corpos celestes foram descobertos, a Carnegie Science buscou recomendações do público para nomear os doze satélites. Eles anunciaram recentemente o nome de apenas cinco deles, coletados após sugestões de usuários no Twitter, por meio da hashtag #NameJupitersMoons. Eis os nomes aprovados pela International Astronomical Union:

S/2017 J4 agora se chama Pandia, deusa da lua cheia, filha de Zeus com a deusa Selene.

S/2018 J1 agora se chama Ersa, deusa do orvalho e irmã de Pandia.

S/2003 J5 agora se chama Eirene, deusa da paz, filha de Zeus com a Titânide Themis.

S/2003 J3 agora se chama Eupheme, espírito do louvor e do bom presságio, neta de Zeus e irmã de Philophrosyne.

S/2003 J5 agora se chama Philophrosyne, espírito da bondade e das boas vindas, neta de Zeus e irmã de Eupheme.

Não há, no entanto, como nomear as luas Moony McMoonface, pois os astrônomos possuem um esquema restrito de nomes quando se tratam de luas de Júpiter que os pesquisadores querem respeitar.  

“Existem muitas regras no que diz respeito ao modo como denominamos as luas”, explicou Scott Sheppard, líder da equipe responsável pela descoberta, em comunicado. “Mais notavelmente, as duas convenções de nomenclatura exigem que muitas das luas tenham o nome de personagens da mitologia greco-romana, que eram descendentes ou consortes de Júpiter” (Zeus, na mitologia grega).

Pesquisadores se dizem satisfeitos com os nomes escolhidos e encantados com a aproximação do público com a questão do processo de nomeação das luas. “Fiquei impressionado com a resposta entusiasmada a este concurso. Espero que o pensamento nessas luas permita que todos ponderem sobre a maravilha e o espanto que é o nosso universo”, concluiu Sheppard. 

Fonte: Digital Trends

Ciência Astronomia Lua Júpiter Galáxia Planetas Zeus Via Láctea universo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você