Siga o Olhar Digital no Google Discover
O YouTube, em parceria com a agência Provokers, divulgou nesta semana uma pesquisa contabilizando os números de audiência da plataforma no Brasil. O resultado confirma o que já não é surpresa para muitos: os brasileiros veem mais vídeos pela internet do que veem televisão.
Ofertas
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Segundo o estudo, 42% dos entrevistados têm o hábito de ver vídeos pela web, sendo que, desses, a grande maioria o faz pelo YouTube. Já o percentual de brasileiros que assistem TV por assinatura chega a “apenas” 37% – cerca de 5% a menos.
Outro dado interessante levantado pela pesquisa mostra que, por todo o tempo dedicado por usuários a ver vídeos na internet, em mais da metade dele (55%) isso é feito pelo smartphone. A maioria dos entrevistados ainda vê TV no horário nobre (das 19h às 22h), mas 69% fazem isso enquanto navegam pela web.
Um dos dados mais chamativos, porém, é o de que, para a maioria dos entrevistados, o YouTube poderia facilmente substituir a televisão. Cerca de 59% disseram que o serviço pode tomar o lugar da TV aberta e 69% disseram que ele pode substituir a TV por assinatura.
A pesquisa conta com respostas de 1.500 brasileiros entre 14 e 55 anos, coletadas em julho deste ano em São Paulo, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além de algumas cidades do interior paulista. Segundo o YouTube, a amostra de entrevistados representa 61% da população brasileira.