ID Estudantil

Mais de 2 milhões de estudantes já podem emitir a ID Estudantil

Roseli Andrion 07/12/2019 13h12
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mais de 4 mil instituições de educação básica e superior já cadastraram seus alunos no Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Até as 19h de quinta-feira (5), 3.493 instituições de educação básica e 684 de educação superior cadastraram seus estudantes no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O total de alunos registrados é de 2.001.731.


Todos esses estudantes podem solicitar a ID Estudantil. Aqueles que quiserem saber se seus dados estão corretos podem visitar o site oficial. O portal tem, ainda, informações sobre o programa e um "emitômetro", que mostra quantas carteiras são emitidas diariamente.

Para requerer o documento, é preciso fazer o download do aplicativo “ID Estudantil” nas lojas de app dos celulares. Então, basta inserir CPF, nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail. Em seguida, é preciso aceitar os termos e políticas de uso do aplicativo. Depois disso, em “Minha ID Estudantil”, eles podem obter o documento em formato digital.

A emissão da ID Estudantil é gratuita (cada unidade custa R$ 0,15 para o governo). A tecnologia usada na carteira vai ajudar no combate a fraudes. Uma das ações é o uso de reconhecimento facial para coibir o uso de fotos falsas ou de terceiros.

Além disso, haverá um controle a partir do SEB: em 2020 haverá a transição, mas, a partir de 2021, as instituições cadastradas deverão consultar o banco de dados para garantir que o beneficiário da é, de fato, um aluno.

O uso do CPF permite atrelar os serviços do governo federal a um único indivíduo. O registro dos alunos é feito pelos representantes dos estabelecimentos de ensino. O prazo para que as instituições indiquem seus representantes continua aberto.

Tecnologia id estudantil carteirinha carteirinha estudantil carteirinha estudantil digital Ministério da educação
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você