Levis laser calça jeans

Marca vai usar lasers no acabamento de roupas para poupar trabalhadores humanos

Lucas Carvalho 05/03/2018 13h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A marca norte-americana Levi's anunciou um novo investimento em tecnologia de ponta. Após lançar uma jaqueta conectada juntamente com o Google, a empresa agora vai usar lasers para reduzir o impacto ambiental e humanitário da produção de calças jeans, informa o The Verge.


O acabamento de peças de tecido jeans normalmente exige um olhar minucioso, muito trabalho braçal e componentes químicos que, além de fazer mal aos trabalhadores, também traz prejuízos ao meio ambiente. A nova técnica de acabamento da Levi's promete mudar isso.

A tecnologia, chamada de "FLX" (sigla em inglês para Execução Guiada pelo Futuro), reduz um processo que poderia levar até 24 etapas para apenas três. O acabamento de uma peça jeans da marca, que poderia levar meses para ficar pronto, agora só precisará de dias.

Bart Sights, vice-presidente de inovação técnica da Levi's, explica em um vídeo do anúncio como funciona o FLX. Em primeiro lugar, é preciso tirar uma foto da peça, seja ela uma calça ou uma jaqueta, e depois ilustrar a foto com marcas para que o laser consiga identificá-la.

O laser então queima delicadamente a superfície do tecido para criar as marcas, furos, linhas e manchas que os estilistas imaginam para a peça. Esses desenhos também serão feitos em um novo software adaptado à confecção por laser, incluindo ferramentas de modelagem 3D.

Segundo a Levi's, o novo processo vai reduzir a zero o descarte de componentes químicos na natureza até 2020, ano em que a implementação do novo método deve ser concluída. Só não foi esclarecido se a mudança também vai trazer demissões em massa à empresa.

Laser
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você