Lumia 950 XL

Microsoft admite que perdeu batalha nos celulares e é hora de seguir em frente

Renato Santino
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Até mesmo se você for fã do Windows nos celulares, precisa admitir: a Microsoft nunca engrenou neste mercado. Mesmo em seus melhores momentos, o sistema nunca foi além dos 5% do mercado global. E agora a Microsoft parou de tentar dourar a pílula e admitiu que perdeu a batalha, segundo o próprio CEO Satya Nadella.

A declaração foi feita no jantar de abertura da conferência WSJD Live, organizada pelo jornal Wall Street Journal. Na ocasião, Nadella disse que “não havia dúvida” de que a oportunidade foi perdida na área de mobilidade.

“Claramente nós perdemos a chance com os celulares, sem dúvidas. Nossa meta agora é garantir que iremos crescer em outras novas categorias”, afirmou o principal executivo da Microsoft.

Apesar de a declaração ser profundamente sincera, ela não chega a ser surpreendente para quem acompanha as últimas ações da empresa. A Microsoft já demitiu quase todos os funcionários que vieram junto com a aquisição da Nokia e não lança um novo Lumia há um ano. Ao que tudo indica, a empresa já abandonou a marca e pretende lançar um Surface Phone no ano que vem, mas a esta altura é difícil imaginar que ele mude a maré da companhia nos smartphones, servindo mais como uma forma de manter os fãs por perto.

O que a empresa tem, sim, feito, e com sucesso, é redirecionar seus esforços para outras categorias que podem crescer nos próximos anos. Realidade virtual e aumentada foram destaques no evento recente da empresa, e o Surface Pro tem crescido, incentivando a companhia a expandir a linha com o laptop Surface Book e o desktop Surface Studio. A empresa também tem investido pesado em inteligência artificial, tecnologia que a indústria acredita ser capaz de substituir os apps como conhecemos atualmente em alguns anos.

Via Mashable

Microsoft Windows Lumia Windows 10
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você