Microsoft e Amazon se unem para facilitar criação de inteligência artificial

Microsoft e Amazon Web Services, a divisão de T.I. da gigante do e-commerce Amazon, anunciaram nesta quinta-feira, 12, uma nova parceria estratégica. As companhias revelaram o Gluon, uma interface de acesso público para desenvolvedores que quiserem criar suas próprias máquinas com inteligência artificial.

O Gluon oferece modelos e ferramentas pré-montadas para quem quiser desenvolver algoritmos de machine learning ou deep learning para os mais diversos fins, desde bots de conversa até assistentes acionados por comandos de voz e sistemas de direção autônoma para carros. O API pode ser baixado no GitHub.

Desenvolver um sistema de inteligência artificial requer, em geral, três passos: colher dados, criar um modelo e desenhar um algoritmo que aplique os dados ao modelo. O processo para automatizar esse ciclo pode levar dias, semanas ou meses, dependendo do tamanho da equipe trabalhando. É isso o que Microsoft e Amazon querem corrigir.

Através do Gluon, desenvolvedores têm acesso a uma interface de programação que já vêm preparada para lidar com grandes quantidades de dados e aplicar modelos e algoritmos mais rapidamente a eles. A plataforma também pode ser usada para editar ou atualizar sistemas de inteligência artificial já montados mais facilmente.

Desenvolvedores podem usar o Gluon a partir desta quinta no Apache MXNet 0.11, o framework da Amazon. Suporte ao Microsoft Cognitive Toolkit (CNTK) deve chegar "em breve". Tutoriais estão disponíveis no site do Apache MXNet.





RECOMENDADO PARA VOCÊ